O Google Maps como ferramenta pedagógica no Ensino de Geografia e Alfabetização Cartográfica – Oficina PAD

06/11/2018 22:16

Boas vindas ao curso.

É uma satisfação dividir possibilidades no ensino de Geografia com vocês.

A figura a seguir não é um erro na postagem, mas uma possibilidade que o uso de ferramentas tecnológicas possibilitam na comunicação com seus alunos. Vamos buscar novas possibilidades com a troca que o uso dos recursos permitem. Segue a minha contribição.

Exemplo: Mapa de Divulgação da Oficina na SemaGeo feito com o Google Maps

Google Maps é um recurso de representação espacial e geoinformação denominado SIG – Sistema de Informação Geográfica. Ele é uma ferramenta que pode ser usada, por exemplo, para um mapeamento da própria Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O curso desenvolverá uma atividade com o uso do Google My Maps. Seu objetivo é apresentar o conhecimento e a aplicação do My Maps para a criação de um sistema de informação geográfica que possa ser didático ao ensino de Geografia. Para aprendizagem iremos realizar um mapeamento da própria UFSC, uma vez que esse sistema permite um passeio virtual dentro instituição a partir de uma representação espacial.

No desenvolvimento proposto para essa atividade os estudantes poderão conhecer, experimentar e também pensar o seu uso como uma ferramenta para apresentar a UFSC aos alunos, ou até mesmo como um recurso que podemos desenvolver para a comunidade.

Estou a disposição para qualquer dúvida e encaminhamento. Desejo uma que a atividade seja significativa e que você desenvolva um excelente trabalho.

Att,

Professor André Peron

ATIVIDADES:

Abaixo existem links de atividades que foram realizadas utilizando o recurso do Curso. Estudem, reflitam, tirem dúvidas e inspirem-se para aprender sobre essa ferramenta.

Mapa: Hierarquia Urbana (atividade do sétimo ano do Colégio de Aplicação)

Mapa UFSC: Oficina SemaGeo (estudante de Geografia: Micon Caxueira)

Mapa OBRAC – Navegação no Centro Histórico de São José (SC)

Acesse o Tutorial disponível no link da imagem e bom trabalho.

Ao final do curso, compartilhe o seu mapa com:

peron.geoufsc@gmail.com

Antes de finalizar, por gentileza, responder ao questionário de avaliação do curso.

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO